20 de junho de 2017

Outono termina abaixo de 0ºC e com geada em Santa Catarina

O outono termina em Santa Catarina com frio intenso. Cidades da Serra amanheceram com geada e temperaturas negativas - a menor foi em São Joaquim, com -3ºC. Em Campos Novos os termômetros marcaram 3ºC na durante a madrugada.

Apesar do frio, a previsão é de um dia de sol. "Há nuvens que podem trazer alguma instabilidade apenas em cidades do Norte. Essa instabilidade é fraca e só pela manhã", afirma a técnica em meteorologia Bianca Souza.

O sol predomina ao longo do dia entre o Oeste e Serra. Nas demais regiões ele aparece entre nuvens. Já cidades do Vale do Itajaí e Norte ainda seguem com muitas nuvens, só com algumas aberturas de sol.

À tarde, a temperatura fica entre 11 e 13°C na Serra. Nas outras regiões, 16 a 18°C.

Inverno

O inverno no hemisfério Sul começa oficialmente à 01h24min da quarta-feira (21). A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos, não pelos meteorologistas. Nesse dia e horário o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar neste hemisfério. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no HS) e em junho (solstício de inverno no HS). O dia e hora exatos variam.


A previsão para os primeiros dias de inverno é de temperatura mais baixa em SC, por influência de uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil (Epagri/Ciram).




Comentários
0 Comentários