30 de junho de 2017

Julho começa com frente fria e massa de ar polar de forte intensidade

A virada de junho para a julho de 2017 será com o rápido de deslocamento de uma frente fria pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Tecnicamente esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil no dia 30 de junho e entre a tarde e a noite.

"Essa frente fria é de fraca intensidade. Vamos ter um dia com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuva passageira. A instabilidade deve ocorrer pela manhã em cidades do Oeste, Serra e Sul. Nas demais regiões, apesar do dia começar com muitas nuvens, teremos maiores aberturas de sol, ficando a chance de chuva entre a tarde e noite", explica a técnica em meteorologia Bianca Souza.

A chuva prevista é fraca e mal distribuída - algumas cidades terão mais aumento de nuvens do que instabilidade.

As temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos dias. Máximas ficam entre 16 e 18°C na região de Campos Novos.

O que mais chama atenção é a massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria. É um sistema de alta pressão atmosférica grande, muito forte, que deve alcançar um valor de pressão de até 1038 hPa sobre o oceano. O ar de origem polar entra no Brasil, mas o país não vai esfriar tanto como aconteceu outras vezes no outono.


No Sul do Brasil, o frio mais intenso será no fim de semana e na segunda-feira podendo gear em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 



Comentários
0 Comentários