17 de dezembro de 2014

Unoesc entre as melhores do desporto universitário de SC

Na segunda-feira (15), a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) comemorou 70 anos de existência e homenageou as universidades do estado de Santa Catarina que contribuíram para o fortalecimento e engrandecimento do desporto universitário no cenário estadual e nacional. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

A coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta, recebeu o troféu, em nome da Unoesc, por conta do desempenho da instituição, ao longo do ano, nos jogos organizados pela confederação. Desde 2005 a universidade participa de competições coletivas como voleibol, basquetebol e handebol masculinos, da liga universitária, como o futebol de campo e, por fim, xadrez, judô e atletismo.

No ranking, de 2014, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a Unoesc conquistou o 16º lugar, com 114 pontos, entre todas as Instituições de Ensino Superior, correspondente a 3ª posição no estado de Santa Catarina. A FCDU também ocupou a 3ª posição só que no ranking das melhores federações universitárias do país.

— Ao longo dos anos, a Unoesc conquistou vários títulos em campeonatos estaduais e nacionais, o que contribuiu para a colocação de Santa Catarina entre os três melhores estados do país, bem como o mérito de referência nacional. Além disso, atletas da nossa instituição também participaram de ligas e campeonatos internacionais, por causa do desempenho nas quadras em modalidades como futsal, voleibol e basquetebol — declara a professora.

A solenidade contou com a presença do presidente da CBDU, Luciano Cabral, do presidente da FCDU, Manoel Rebelo, além de deputados estaduais, representantes do Tribunal de Justiça Desportiva e personalidades das federações catarinenses. Entre os homenageados da noite estava Heitor Milton Pereira, um dos primeiros dirigentes da federação, ainda na década de 50.

Em 2015 os Jogos Universitários Catarinenses serão realizados em julho, no município de Pinhalzinho e os Jogos Universitários Brasileiros acontecerão, provavelmente, em Florianópolis.


Fonte: Dhébora Santiago/Unoesc










Comentários
0 Comentários