26 de novembro de 2013

Michuim da Coocam completa 20 anos

Esta edição do evento marca os 20 anos de realização do Michuim e deve reunir mais de 1,3 mil convidados Campos Novos – O ano passou e mais uma edição do Michuim, a tradicional festa dos amigos da Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense, acontece neste sábado, dia 30 na Fazenda São João do Buriti em Campos Novos. E esta é uma edição especial, pois assim como a Coocam, o Michuim também completa seus 20 anos de existência.

Em capão de mato e estritamente masculina, a festa deve contar com a presença de mais de 1,3 convidados, entre autoridades, associados, amigos, fornecedores e parceiros da Coocam, que estão sendo aguardados com 1,5 mil quilos de carne e mais de 3 mil litros de chopp.

Os preparativos já estão em andamentos, sendo que para o preparo dos três Michuins que serão servidos o trabalho começa muito antes do evento, desde o abate até o assado do prato principal da festa que passa por diversos processos. Segundo um dos assadores do evento, que há anos trabalha no Michuim, Valter Rech, são necessários oito horas de fogo para que o Michuim fique pronto e mais de 60 sacos de carvão. “Colocamos ele no fogo às 05h da manhã para que as 13h ele esteja pronto para ser servido. Todo o tempo ele é regado com margarina para que não se solte do osso. O Michuim é mantido inteiro até o momento de ser servido, um prato diferente com preparo especial”, explicou.

Desde a primeira edição, em 1993, o evento mudou muito em tamanho e proporções, porém mantém a mesma característica que é reunir as pessoas que fizeram parte do ano agronômico da Cooperativa para estreitar relações e comemorar. “Começamos o Michuim com 100 convidados e hoje já chegamos a mais de 1300. Mesmo assim, mantemos o foco da festa, que são trazer pessoas que fazem parte do dia-a-dia e dos negócios da Coocam para perto, para comemorar e ainda deixar os contatos mais próximos, mais humanos. Gostamos muito dessa festa da Coocam, onde nos encontramos a vontade, em capão de mato, com muito chopp e comida para conversar e manter as relações de amizade”, salientou João Carlos Di Domênico,  presidente da Coocam.


O crescimento da festa indica também o crescimento da Cooperativa que aumento seu circulo de relações. Em 2003, por exemplo, com 10 anos de existência, o Michuim contou com 600 convidados. Já em 2009, com 16 anos, a festa reuniu 1200 convidados. Entre as presença confirmadas para o evento estão os deputados federais Esperidião Amin, Celso Maldaner e Valdir Colatto, além dos deputados estaduais presidente e vice-presidente da Assembléia Legislativa, Joarez Ponticelli e Romildo Titon respectivamente, o deputado estadual Reno Caramori e também o secretário de estado da Casa Civil, Nelson Serpa além de prefeitos e presidentes de Cooperativas da região e do Estado.




Comentários
0 Comentários