18 de julho de 2013

Previsão de frio histórico para o estado

No decorrer desta quinta-feira (18), o tempo muda com aumento de nuvens e condições de chuva em SC entre a tarde e noite, com risco de temporal e granizo isolado, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, devido ao avanço de uma frente fria.

Na sexta-feira e no sábado, o tempo fica mais úmido e nublado com condição de chuva na maioria das regiões. Risco de temporal e granizo isolado na sexta. As temperaturas estarão baixas durante o dia.

A partir de domingo, a temperatura despenca em SC com a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral, na segunda e terça-feira, com chance de igualar e até quebrar recorde de temperatura de julho, frio histórico.

Há chance de neve no domingo nas áreas altas do Planalto Sul, especialmente entre a tarde e noite.

Atenção para noite de domingo, segunda e terça-feira (21 a 23/07): há condições de geada forte e ampla no estado, com chance de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com risco para agricultura e pecuária.

Risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer  em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Geada ampla e geada negra: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças.


Gelo na pista: cuidado ao trafegar na Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco entre domingo e segunda.

Fonte: Defesa Civil SC com informações da Epagri/CIRAM


Comentários
0 Comentários