25 de março de 2013

Exibição do 1º Assalto ao Trem Pagador lota salão em Campos Novos


Mais de 900 pessoas conferiram na noite de sexta-feira (22) a exibição do filme/documentário 1º Assalto ao Trem Pagador, que se passa em Campos Novos no ano de 1909. A sessão aconteceu no Salão Paroquial e também fez parte da programação dos 132 anos do município.

O ator principal do documentário, Tchê Mendes, que interpreta o lendário Zeca Vaccariano, esteve no município para a exibição e encantou a plateia. Também marcaram presença, o cineasta e produtor da obra, Ernoy Matiello, e o coprodutor Vilmar Sartori. O vice-prefeito Jairo Luft abriu o evento, destacando a importância da presença dos camponovenses que lotaram o salão.

O filme conta a história da execução do assalto ao trem pagador durante a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul. O assalto aconteceu no km 152, onde hoje está localizada a cidade de Pinheiro Preto, na época distrito de Campos Novos.

O dinheiro levado da empresa construtora da ferrovia durante o assalto, na época, era suficiente para comprar 26 grandes fazendas no Oeste de Santa Catarina - montante que representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado. É considerada a maior quantia já levada em um assalto do gênero no mundo. Uma verdadeira fábula que sai do imaginário popular para se eternizar em um documentário.


Comentários
0 Comentários